domingo, 20 de novembro de 2016

Moodle e as TIC aplicadas à Educação


O Moodle é um ambiente virtual online de aprendizagem, para auxiliar no processo de estudo de um curso a distância utilizado por professores e acadêmicos. Dentre as três formas de cursos estruturados que o Moodle possibilita utilizar, sendo elas: social, semanal e modular, estudaremos o conteúdo disponibilizado pelo professor através da semanal, onde o estudo é programado semanalmente, com o auxílio de diversas ferramentas que o espaço oferece, incluindo leituras, vídeos, tarefas, links e wikis.
 
Em relação aos recursos para a realização das atividades, utiliza-se o fórum de discussões, o chat e wiki, de uma forma aberta há a possibilidade de cooperar com a discussão. Como meios de avaliação temos pesquisa de opinião, questionários, tarefas e trabalhos com revisão e outros completares. O Moodle contribui de maneira significativa para o processo de aprendizagem, é um importante recurso pedagógico que dinamiza e facilita o estudo no ambiente virtual, tornando as aulas mais interativas e colaborativas, em nossos estudos na matéria de NTAE vamos sempre estar se beneficiando desse espaço.






A informação e a comunicação tem papel de destaque nesse cenário globalizado atual, o indivíduo se vê na necessidade de sempre estar buscando mais informações construindo novos conhecimentos e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é o meio mais utilizado para esse fim, causando profundas mudanças em todas as dimensões da nossa vida. E no contexto educacional esses impactos causados por elas não passam despercebidos, envolvendo transformações que podem ser tanto positivas quanto negativas.
   Segundo professor e autor Jose Moran (1995) muitos só usam as tecnologias nas dimensões mais superficiais, alienantes e autoritárias. Tendo em vista esse pensamento, percebe-se que uso das TIC no processo educacional é um desafio, pois o seu uso no âmbito escolar é em partes superficial, utilizando delas apenas para suprir as exigências da era digital, onde a internet é a ferramenta mais utilizada e em muitas vezes de forma errada. Apesar das TIC estarem presentes no espaço escolar e serem utilizadas por alunos e professores, o uso pedagógico delas deixa muito a desejar, não são as tecnologias em si que vão mudar o processo ensino aprendizagem, mas a maneira que são utilizadas.
   Os professores que abrem sua mente e observam a realidade de seu aluno, valorizam suas experiências e constroem um espaço de vivência, saberão como utilizar as tecnologias para incentivar seus alunos nas buscas por informações, tornando as aulas interativas, fazendo das TIC ferramentas maravilhosas para o ensino, auxiliando professores, gestores, alunos e funcionários a criar um ambiente educativo além da sala de aula, levando o aluno a perceber um mundo além das paredes da escola.
   Marcos Silva (2003) apresenta cinco habilidades, que são fundamentais aos professores que tem o desejo de tornar sua sala de aula seja presencial ou virtual em um ambiente interativo, são elas:
1. Pressupor a participação-intervenção dos alunos, sabendo que participar é muito mais que responder “sim” ou “não”, é muito mais que escolher uma opção dada; participar é atuar na construção do conhecimento e da comunicação; 2. Garantir a bidirecionalidade da emissão e recepção, sabendo que a comunicação e a aprendizagem são produção conjunta do professor e dos alunos; 3. Disponibilizar múltiplas redes articulatórias, sabendo que não se propõe uma mensagem fechada, ao contrário, se oferece informações em redes de conexões permitindo ao receptor ampla liberdade de associações, de significações; 4. Engendrar a cooperação, sabendo que a comunicação e o conhecimento se constroem entre alunos e professor como co-criação e não no trabalho solitário; 5. Suscitar a expressão e a confrontação das subjetividades, sabendo que a fala livre e plural supõe lidar com as diferenças na construção da tolerância e da democracia.
 
   É necessário saber aliar as TICS nas propostas pedagógicas, como observamos na charge em anexo os alunos estão fascinados as tecnologias, cabe aos professor de forma criativa utilizar delas a seu favor, assim o processo de ensino-aprendizagem ganha um ideal de inovação.



Referencias: 
MORAN, José. Novas tecnologias e o reencantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol. 23, n.126, setembro-outubro 1995, p. 24-26. Disponivel em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/novtec.pdf

SILVA, Marcos da. Sala de Aula Interativa: A Educação Presencial e a Distância em Sintonia com a Era Digital e com a Cidadania. Março, 2003.

VIEIRA, Rosangela Souza. O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor. Associação Brasileira de Educação a Distância. Campo Formoso-Ba, 2011. 


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