O Moodle é um ambiente virtual online de aprendizagem, para auxiliar no processo de estudo de um curso a distância utilizado por professores e acadêmicos. Dentre as três formas de cursos estruturados que o Moodle possibilita utilizar, sendo elas: social, semanal e modular, estudaremos o conteúdo disponibilizado pelo professor através da semanal, onde o estudo é programado semanalmente, com o auxílio de diversas ferramentas que o espaço oferece, incluindo leituras, vídeos, tarefas, links e wikis.
Em relação aos recursos para a realização das atividades, utiliza-se o fórum de discussões, o chat e wiki, de uma forma aberta há a possibilidade de cooperar com a discussão. Como meios de avaliação temos pesquisa de opinião, questionários, tarefas e trabalhos com revisão e outros completares. O Moodle contribui de maneira significativa para o processo de aprendizagem, é um importante recurso pedagógico que dinamiza e facilita o estudo no ambiente virtual, tornando as aulas mais interativas e colaborativas, em nossos estudos na matéria de NTAE vamos sempre estar se beneficiando desse espaço.
A
informação e a comunicação tem papel de destaque nesse cenário globalizado
atual, o indivíduo se vê na necessidade de sempre estar buscando mais
informações construindo novos conhecimentos e as Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) é o meio mais utilizado para esse fim, causando profundas
mudanças em todas as dimensões da nossa vida. E no contexto educacional esses
impactos causados por elas não passam despercebidos, envolvendo transformações
que podem ser tanto positivas quanto negativas.
Segundo professor e autor Jose Moran (1995)
muitos só usam as tecnologias nas dimensões mais superficiais, alienantes e
autoritárias. Tendo em vista esse pensamento, percebe-se que uso das TIC no
processo educacional é um desafio, pois o seu uso no âmbito escolar é em partes
superficial, utilizando delas apenas para suprir as exigências da era digital,
onde a internet é a ferramenta mais utilizada e em muitas vezes de forma
errada. Apesar das TIC estarem presentes no espaço escolar e serem utilizadas
por alunos e professores, o uso pedagógico delas deixa muito a desejar, não são
as tecnologias em si que vão mudar o processo ensino aprendizagem, mas a
maneira que são utilizadas.
Os
professores que abrem sua mente e observam a realidade de seu aluno, valorizam
suas experiências e constroem um espaço de vivência, saberão como utilizar as
tecnologias para incentivar seus alunos nas buscas por informações, tornando as
aulas interativas, fazendo das TIC ferramentas maravilhosas para o ensino,
auxiliando professores, gestores, alunos e funcionários a criar um ambiente
educativo além da sala de aula, levando o aluno a perceber um mundo além das
paredes da escola.
Marcos Silva (2003) apresenta cinco
habilidades, que são fundamentais aos professores que tem o desejo de tornar
sua sala de aula seja presencial ou virtual em um ambiente interativo, são
elas:
1. Pressupor a
participação-intervenção dos alunos, sabendo que participar é muito mais que
responder “sim” ou “não”, é muito mais que escolher uma opção dada; participar
é atuar na construção do conhecimento e da comunicação; 2. Garantir a
bidirecionalidade da emissão e recepção, sabendo que a comunicação e a
aprendizagem são produção conjunta do professor e dos alunos; 3. Disponibilizar
múltiplas redes articulatórias, sabendo que não se propõe uma mensagem fechada,
ao contrário, se oferece informações em redes de conexões permitindo ao
receptor ampla liberdade de associações, de significações; 4. Engendrar a
cooperação, sabendo que a comunicação e o conhecimento se constroem entre
alunos e professor como co-criação e não no trabalho solitário; 5. Suscitar a
expressão e a confrontação das subjetividades, sabendo que a fala livre e
plural supõe lidar com as diferenças na construção da tolerância e da
democracia.
É necessário saber aliar as TICS nas propostas
pedagógicas, como observamos na charge em anexo os alunos estão fascinados as
tecnologias, cabe aos professor de forma criativa utilizar delas a seu favor,
assim o processo de ensino-aprendizagem ganha um ideal de inovação.
Referencias:
MORAN, José. Novas tecnologias e o reencantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol. 23, n.126, setembro-outubro 1995, p. 24-26. Disponivel em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/novtec.pdf
SILVA, Marcos da. Sala de Aula Interativa: A Educação Presencial e a Distância em Sintonia com a Era Digital e com a Cidadania. Março, 2003.
VIEIRA, Rosangela Souza. O Papel das tecnologias da informação e
comunicação na educação a distância: um estudo
sobre a percepção do professor/tutor. Associação Brasileira de Educação a Distância. Campo Formoso-Ba, 2011.
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