O computador
é usado como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, adequando as
atividades tradicionais a esse recurso. Por isso a importância do professor
saber sobre informática, conhecer os processos de ensinar e aprender, sabendo
também do seu papel nesse contexto, criando com isso condições para o aluno
construir o seu conhecimento.
Diante disso surge a abordagem pedagógica denominada construcionismo, um teoria proposta por Seymour Papert, abordando a construção do conhecimento a partir de uma ação concreta usando o computador e condizente com o interesse do aprendiz. Enfatiza o construir e não o instruir, o aluno é o centro do processo de aprendizado e diante do computador não recebe instruções, mas instruiu, é ele o construtor do seu próprio conhecimento.
Cabe ao educador estar formado adequadamente a fim de proporcionar um ambiente para que o aprendiz construa o seu conhecimento, levando em conta os seguintes aspectos do construcionismo:
·
Relação entre computador e aluno;
Conhecer diferentes maneiras de usar a
informática: diferentes softwares;
· Saber
como interagir com a classe, desenvolvendo um projeto de como interagir o
computador na sua disciplina;
·
Levar o aluno a construir o seu conhecimento,
interagindo com o computador
·
Promover um aprendizado com significado;
·
Construção do que é de interesse do aluno,
levando em conta também o sentimental;
·
Resolver problemas e produzir uma reflexão acerca de um problema;
·
Professor que conhece o espaço, mediando ao
aluno na interação;
Para Melhor compreender a teoria do construcionismo Valente (1999) aborda o uso do Logo gráfico desenvolvido por Papert, explicando a relação computador aluno através da linguagem de programação, que inclusive teve importância histórica para a consolidação dessa teoria. Através dos comandos dados a tartaruga gráfica o aprendiz ensina o computador dando os passos. Esse processo resulta em um clico demonstrado na imagem:
O uso do computador na educação embasado no construcionismo possibilita a utilizada de diversos softwares no processo de ensino aprendizagem, onde o aluno passa a ser o construtor do seu conhecimento próprio conhecimento.
Para conhecer mais sobre a Linguaguem Logo clique aqui
Referencias
VALENTE,
José Armando. Analises do Diferentes tipos de Software usados na educação,
1999, Núcleo de Informática Aplicada à Educação - Nied da Universidade Estadual
de Campinas. Disponível em: http://www.nuted.ufrgs.br/edu3375_2009_2/links/semana_3/analise_soft.pdf
Acesso em: 17/10/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário