quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Construcionismo

O computador é usado como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, adequando as atividades tradicionais a esse recurso. Por isso a importância do professor saber sobre informática, conhecer os processos de ensinar e aprender, sabendo também do seu papel nesse contexto, criando com isso condições para o aluno construir o seu conhecimento.
Diante disso surge  a abordagem pedagógica denominada construcionismo, um teoria proposta por Seymour Papert, abordando a construção do conhecimento a partir de uma ação concreta usando o computador e condizente com o interesse do aprendiz. Enfatiza o construir e não o instruir, o aluno é o centro do processo de aprendizado e diante do computador não recebe instruções, mas instruiu, é ele o construtor do seu próprio conhecimento. 
Cabe ao educador estar formado adequadamente a fim de  proporcionar um ambiente para que o aprendiz construa o seu conhecimento, levando em conta os seguintes aspectos do construcionismo: 
·         Relação entre computador e aluno;
Conhecer diferentes maneiras de usar a informática: diferentes softwares;

·  Saber como interagir com a classe, desenvolvendo um projeto de como interagir o computador na sua disciplina;
·         Levar o aluno a construir o seu conhecimento, interagindo com o computador
·         Promover um aprendizado com significado;
·         Construção do que é de interesse do aluno, levando em conta também o sentimental;
·         Resolver problemas e produzir uma reflexão acerca de um problema;
·         Professor que conhece o espaço, mediando ao aluno na interação; 

      Para Melhor compreender a teoria do construcionismo Valente (1999) aborda o uso do Logo gráfico desenvolvido por Papert, explicando a relação computador aluno através da linguagem de programação, que inclusive teve importância histórica para a consolidação dessa teoria. Através dos comandos dados a tartaruga gráfica o aprendiz ensina o computador dando os passos. Esse processo resulta em um clico demonstrado na imagem: 





     O uso do computador na educação embasado no construcionismo possibilita a utilizada de diversos softwares no processo de ensino aprendizagem, onde o aluno passa a ser o construtor do seu conhecimento próprio conhecimento.


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      Referencias 


     VALENTE, José Armando. Analises do Diferentes tipos de Software usados na educação, 1999, Núcleo de Informática Aplicada à Educação - Nied da Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: http://www.nuted.ufrgs.br/edu3375_2009_2/links/semana_3/analise_soft.pdf Acesso em: 17/10/2016 




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