domingo, 20 de novembro de 2016

Metodologia ou Tecnologia?




As novas tecnologias na educação vêm sendo cada vez mais utilizadas, mas por muitas vezes de forma errônea, usa-se de tecnologia, mas o método continua o mesmo, professor falando e aluno ouvindo, esse é o desafio da educação: usar as novas tecnologias de forma inovadora, contribuindo de maneira eficaz no processo de ensino e aprendizagem. Muitos educadores ainda usam a metodologia tradicional, o professor no centro do processo de ensino, e o educando apenas como ouvinte introduzindo informação, sem a transformar em conhecimento com autonomia de maneira proativa, e criativa.
Nessa metodologia o que antes era feito com o auxílio de livros, quadro negro e caderno, apenas transfere-se para o computador, televisão e retroprojetor, as novas tecnologias em sala de aula não trazem nada de novo ao processo de ensino e aprendizagem, afinal para que serve as novas tecnologias na educação? Em muitos casos as tecnologias atraem mais fora de sala do que dentro dela, os educandos, principalmente os jovens, buscam usar as novas tecnologias pois combinando o lúdico, adaptando-se ao contexto da situação, ao tempo de cada um, dentro também do compartilhamento e contribuição eles podem criar e construir seu conhecimento através de jogos, redes sociais, páginas e sites na internet, softwares, produção de mídia e linguagem de programação, procuram também em tecnologias moveis e outras plataformas formas de aprender.
Para o educador atrair dentro de sala de aula da mesma forma que as tecnologias atraem fora dela é necessária uma renovação da metodologia usada, Moran (2013) refere-se as metodologias ativas de aprendizagem onde “o aprendizado se dá a partir de problemas e situações reais; os mesmos que os alunos vivenciarão depois na vida profissional, de forma antecipada, durante o curso. ” Ele destaca também alguns pontos fundamentais que devem ser levados em conta no momento de pensar a metodologia para o sucesso da aprendizagem
A criação de desafios, atividades, jogos que realmente trazem as competências necessárias para cada etapa, que solicitam informações pertinentes, que oferecem recompensas estimulantes, que combinam percursos pessoais com participação significativa em grupos, que se inserem em plataformas adaptativas, que reconhecem cada aluno e ao mesmo tempo aprendem com a interação, tudo isso utilizando as tecnologias adequadas (p.18)

Quando o professor pensa de forma inovadora e ativamente consegue ensinar de maneira que com o auxílio das tecnologias os alunos sejam protagonistas da aprendizagem e não apensa meros reprodutores. Com educadores criativos há de existir também jovens alunos criativos, inovadores, capaz de reinventar, compreender e viver da melhor forma diante das mudanças sociais, e isso só será alcançado através da educação de qualidade, e as tecnologias agem como ferramentas nesse processo.




NÃO SE TRATA DE SABER O QUE A EDUCAÇÃO PODE FAZER PELAS NOVAS TECNOLOGIAS, MAS SIM, O QUE AS NOVAS TECNOLOGIAS PODEM FAZER PELA EDUCAÇÃO Cláudio de Musacchio



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